Rocco
Rocco

O livro das palavras
JPA

Categoria 1

1° AO 3° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Tema

DIVERSÃO E AVENTURA

Genero

POESIA, POEMA, TRAVA-LÍNGUAS, PARLENDAS, ADIVINHAS, PROVÉRBIOS, QUADRINHAS E CONGÊNERES

Páginas

36

Formato

21 × 21 × 1 cm

Ilustrações

-

O livro das palavras

Caulos

O Livro das Palavras, de Caulos, é sem trocadilhos, um livro de palavras, pois, pertencendo aos gêneros poesia, poema e trava-línguas, trata a palavra em seu grau mais sofisticado. O livro ainda estabelece um rico diálogo com artistas importantes para a história da arte mundial, como Wassily Kandinsky, Joan Miró, Magritte, Gustav Klimt e Pablo Picasso, também com referências a outros livros, como O pequeno príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry, ou indica provérbios, ditos populares, frases feitas e idiomáticas, e aponta para os dicionários. Para os mais novos, é uma excelente oportunidade de exercitar a literacia por meio da leitura das letras e sílabas belamente apresentadas na obra.

O autor realiza esse trabalho poético com maestria, pois consegue a um só tempo: i) criar belos poemas verbais e não verbais; ii) manter a leveza e a ludicidade para os pequenos e iniciantes leitores do 1º ao 3º ano do ensino fundamental, sem ser chato e sem fazer concessões; e iii) cultivar um respeito genuíno pela criança que lê um livro que aponta para o abecedário, o que poderia facilmente ser aprisionado nas listas inexpressivas e sem inventividade. Dessa forma, os temas diversão e aventura a que está vinculado O livro das palavras são evidenciados, pois os jogos com as palavras, entre pala­vras e entre as imagens e as palavras propõem, a todo momento, a diversão e a aventura por meio de inúmeras descobertas no campo das palavras. O simples exercício de colocar o léxico selecionado pela obra em movimento permite que a criança estimule a própria imaginação, tornando-se capaz de criar e perceber outras realidades, além da realidade concreta na qual vive.

Vídeo do professor

Vídeo do estudante

Caulos

Caulos

Para guiar a todos por essa aventu­ra no mundo das palavras potentes e delicadas, ninguém melhor que Caulos, um autor plural, pois é es­critor, artista plástico, desenhista e ilustrador. Nascido em Araguari, no estado de Minas Gerais, vive no Rio de Janeiro desde 1954 e nesta cida­de produziu parte dos melhores de­senhos de humor do país, pelo que é reconhecido mundo afora. Sua for­mação literária começa aos 11 anos, quando conhece Monteiro Lobato e Júlio Verne, dois incentivadores das aventuras e das descobertas. E será neste tom de descobertas que o cartunista mineiro construirá sua carreira. Depois de criar muitas capas de livros, desenhar cartuns e pintar, Caulos, a partir de 1981, passa a contar histórias para a filha recém-nascida, por isso não tardou a começar a escrever e ilustrar livros para crianças, funções que realiza organicamente, pois acredita que desenhar é uma forma de escrever. De lá para cá, são mais de vinte títulos para o público infantil.

O autor acredita também que, em tempos tão tecnológicos, as crianças devem ter acesso à maior diversidade possível de formas de arte, de expressão e de comunicação, pluralidade esta facilmente percebida em O livro das palavras. Ele também acha que a literatura é um meio precioso para o desenvolvimento amplo das crianças.