As andanças do Tião Jalapão pelo sertão do Tocantins apresenta-nos uma viagem mágica por um pedaço do Brasil que deve ser apresentado ou reconhecido por todos, mas, principalmente, que deve ser preservado para as futuras gerações. Esse livro apresenta também possibilidades para refletir sobre o significado concreto e prático de ecologia e meio ambiente e sobre como as ações e/ou falta delas influenciam a vida de todos – humanos, animais, vegetais e até seres mágicos – na construção de um mundo mais solidário, justo e democrático.
Trata-se de um livro que respeita os adolescentes, sua inteligência e capacidade de compreender a realidade e de pensar e propor boas soluções para garantir um futuro próspero e sadio em sociedade

O carioca Fábio Sombra, ocupante da cadeira 3 da Academia Brasileira de Literatura de Cordel (ABLC), é poeta, cordelista, repentista, violeiro, músico, ilustrador e pesquisador de cultura popular.
Quando criança, assistiu a muitas cantorias e contação de causos na fazenda de uma tia-avó no interior de Minas Gerais. Hoje é possível perceber que as experiências da meninice atravessam sua carreira, tanto em seus textos – são 47 obras publicadas – como na ilustração de livros de outros autores, como na adaptação Aladim e a lâmpada maravilhosa, de Patativa do Assaré.
A cultura popular – as folias de reis, os desafios em versos e as cantorias de viola – é central em seu trabalho.
O autor recebeu o selo “Altamente Recomendável” da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) duas vezes com os livros A lenda do violeiro invejoso (2006) e Vladimir e o navio voador (2016). Cinco de suas obras foram adotadas para o Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE).