O livro O mistério do carneiro de ouro é a primeira novela infantojuvenil do escritor Thiago Lee.
A narrativa gira em torno das personagens Bia, Caiena e Douglas, três amigos que se veem obrigados a lidar não somente com os conflitos naturais da transição entre a infância e a adolescência, com os dilemas das relações familiares e sociais, como também enfrentar maldições, espíritos e monstros lendários no sertão nordestino. É com muita delicadeza, naturalidade e bom humor que o autor aborda esses temas, traçando, ademais, analogias entre os conflitos reais e os sobrenaturais enfrentados pelas personagens.
Apesar desse caráter fabuloso e lendário, a narrativa não deixa de fazer, indiretamente, reflexões importantes que dialogam diretamente com a sociedade contemporânea. Questões como a separação dos pais, dificuldade de se encaixar em uma nova realidade, a convivência com a doença e o medo da morte de um ente querido, a descoberta de interesses e universos desconhecidos, que fazem parte da vida de qualquer adolescente, aparecem na narrativa dos protagonistas dessa novela. É dessa forma que se revela todo o potencial didático dessa obra, que proporciona reflexão e diversão para os estudantes.

Thiago Lee é um escritor e podcaster sergipano, que, pela primeira vez em O mistério do carneiro de ouro, aventurou-se no universo da literatura infantojuvenil.
Tem formação na área de tecnologia, porém dedica-se à literatura e à escrita criativa desde 2014, quando iniciou seus estudos. Voltados para o público jovem adulto, o escritor publicou O homem vazio (2018) e a noveleta Quatro cabras da peste e um segredo, na terceira edição da revista Mafagafo.